Como a natação pode melhorar minha saúde mental?
Por ser um dos esportes individuais mais praticados no mundo, existem muitos estudos que tratam dos vários benefícios que a atividade proporciona na vida dos praticantes.
Diferentes pesquisas ao redor do globo apresentam resultados semelhantes em relação à resposta do corpo. Segundo Brum e Santos (2020), a escolha da natação como alternativa, frente à grande variedade de esportes, está diretamente ligada aos seus benefícios reais e comprovados.
De certa forma, podemos entender cura pela natação, no sentido de que, através de sua prática constante, transformações positivas começam a acontecer, nas esferas física, mental e emocional.
Quando a questão é física, segundo Brum e Santos (2020), estamos falando:
- Dos efeitos positivos sobre o alinhamento postural
- Melhora na qualidade de vida de pessoas com problemas respiratórios
- Fortalecimento do coração e do sistema cardiovascular
- Contribui para a preservação dos músculos, articulações e atua positivamente sobre lesões, em razão do baixo impacto
No caso da saúde mental, pesquisas recentes relacionaram o aumento da capacidade e desempenho cognitivos, com especial estímulo à neuroplasticidade, em todas as idades. Sendo que, na infância, a natação contribui para o desenvolvimento das potencialidades da criança e na velhice, sua ação é interventora, combatendo o declínio cognitivo (Kandola; Hendrikse; Lucassen & Yücel, 2016).
Tanto a saúde física como a mental, ecoam na saúde emocional. A sensação de relaxamento e bem-estar, durante e após o treino é uma das maravilhosas consequências da prática da natação. Como resultado, as pessoas sentem maior satisfação e prazer em relação à vida (NUNES, 2020).
A natação age como coadjuvante em diversos tratamentos, então, de certo modo, podemos dizer que atua e participa dos processos de cura. Ela é considerada, uma das atividades mais completas por ser capaz de realizar mudanças significativas que contemplam o indivíduo como um todo.
Que tal desfrutar de todos os benefícios que a prática da atividade proporciona?
😯 Não sabe nadar? Então, já é hora de aprender 😍
⚠️ Em breve teremos novas turmas do MR16, o programa da Raiar Academia que te ensina a nadar em apenas 16 aulas! Clique aqui para obter mais informações!
Fonte de pesquisa:
Nunes, Leonardo G. Revista de Cinecias Del Ejercicio Y La Salud. Vol.18 N°2(1-5), ISSN 1659-4436, abre 1 de julho e fecha em 31 de dezembro de 2020.
Brum, Fábio.; Santos, Diego C. dos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, Brasília, v.9, n° 3, dezembro 2019.
Kandola, A., Hendrikse, J., Lucassen, P. J., & Yücel, M. (2016). Aerobic Exercise as a Tool to Improve Hippocampal Plasticity and Function in Humans: Practical Implications for Mental Health Treatment. Frontiers in Human Neuroscience, 10.