Movimento correto!

O que você precisa saber sobre para não se machucar ao treinar!

Você já se perguntou, se estava realizando corretamente o exercício, durante sua execução?

Se sua resposta for sim, saiba que não está sozinho! Muitas pessoas, ficam com dúvidas, mesmo após a orientação do professor!

Isso acontece, em razão de alguns motivos, como falta de consciência corporal. Se trata da capacidade de perceber os movimentos, de identificar quais são os limites reais do corpo, em relação a si e ao ambiente.

Contudo, mesmo sendo um dos principais motivos, outros fatores, como esquecer-se das instruções passadas ou não receber auxílio do professor, prejudicam muito na hora de executar os exercícios!

Como consequência, o corpo sofrerá com os efeitos dos movimentos realizados de maneira inadequada! Para piorar, esses efeitos podem ser mais duradouros do que se imaginaria!

Quando estamos perseguindo um objetivo estético ou buscando melhorar a qualidade de vida, devemos ter em mente que decidir fazer exercícios e manter a rotina de treinos, não é suficiente!

MKT Raiar

Tão importante quanto, é prestar atenção em alguns pontos, como a execução certa x a carga!

Em algum momento, você ouviu que a execução correta é mais importante do que a carga, certo? Ou seja, é possível que o excesso de carga comprometa a amplitude do movimento! Senso assim, o peso deverá ser viável para a realização completa do exercício.

Um estudo publicado por Hartmann, Wirth e Klusemann, analisou os efeitos das cargas sobre as articulações do joelho e coluna vertebral no exercício de agachamento. A análise também comprovou, que os participantes que usavam cargas adequadas, concluíam as séries por completo e realizavam a execução correta dos exercícios.

Esse mesmo estudo revelou ainda que, esse grupo, em relação ao outro, obteve resultados superiores nos quesitos, força física, hipertrofia, aumento de massa magra e claro, emagrecimento!

Como manter o equilíbrio entre um e outro? Vamos explicar!

Para conseguir um meio-termo, antes de tudo será necessário identificar como de fato está o seu condicionamento físico!

Créditos: Carla Lima
Com isso, podemos dizer que:
  • Ter consciência corporal
  • Prestar atenção às instruções sobre a execução dos exercícios
  • Procurar saber quais músculos são ativados
  • Colocar cargas possíveis
  • Observar seus movimentos com ajuda de um profissional

Com esses cuidados, será possível fazer mais do que alcançar objetivos! Eles irão evitar lesões!

Tendo isso em mente, procure praticar exercícios em um lugar que se importe com você e as metas que estabeleceu!

Constatada a importância do movimento correto e compreendido que você precisa saber sobre para não se machucar ao treinar, é hora conhecer melhor a Raiar!

Converse com uma de nossas consultoras, conheça a estrutura, as modalidades e os professores da Raiar! Aproveite para fazer uma aula teste!

Fonte de pesquisa:

Hartmann H, Wirth K, Klusemann M. Analysis of the load on the knee joint and vertebral column with changes in squatting depth and weight load. Sports Med. 2013 Oct;43(10):993-1008. doi: 10.1007/s40279-013-0073-6. PMID: 23821469.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *