Você busca o projeto verão ou o projeto saúde?

Que tipo de pessoa você é?

Basicamente, as pessoas estão divididas entre esses dois grandes grupos! A que está em busca de um projeto verão ou um projeto saúde?

Os que pertencem ao primeiro, normalmente, acreditam que frequentar a academia é algo a ser considerado quando o inverno acaba! Eles e elas, imaginam que esses poucos meses, são o suficiente!

E assim, ano após ano, esse grupo de pessoas segue associando saúde somente ao verão, estimulados pelo calor e pelos dias mais longos! 

Você é esse tipo de pessoa?

Há os que vivem seu projeto saúde!

De maneira oposta ao primeiro grupo, são motivados pelo resultado de seu esforço continuado! Compreendem que não se trata de estação do ano, mas sim, de estilo de vida!

Eles e elas, já entenderam a questão da manutenção, ou seja, é preciso manter o processo e que ele é gradual! 

Uma pesquisa Ibope encomendada em 2020 pela Bayer, revelou que cerca de 84% dos brasileiros desejam desfrutar de uma vida mais saudável, mas apenas um terço deles se dedica a dar continuidade às mudanças.

O estudo apenas reforçou, que o verão está intimamente associado ao desejo por hábitos saudáveis. Daí a ideia de “projeto verão”! 

No imaginário coletivo, funciona mais ou menos como um planejamento estratégico, que une a prática de exercícios e alimentação mais controlada.

marketing raiar

Funcionando como um salvo-conduto, este combo oferece às pessoas uma sensação de segurança e de estarem preparadas para receber a nova estação!

Contudo, os que buscam o projeto verão, buscam por resultados rápidos e é aí que mora o perigo!

Especialistas alertam para o perigo de submeter o corpo a dietas rígidas e exercícios feitos sem a supervisão de um profissional! 

De acordo com Maiane Rodrigues, nutricionista parceira da Raiar, “os riscos são consideráveis, quando impomos mudanças bruscas!”

  • Perda de massa muscular;
  • Deficiências alimentares; 
  • Diminuição dos níveis hormonais; 
  • Fraqueza;
  • Queda de pressão;
  • Mal-estar.
São apenas algumas coisas que fatalmente podem dar errado, segundo a nutricionista: 

É preciso chamar atenção, inclusive a maior probabilidade de lesões graves e até severas, com a prática de exercícios sem a orientação adequada!

maiane rodrigues

A alimentação deve ser balanceada e acompanhada, assim como os exercícios físicos! É necessário entender que ambos trabalhando juntos, oferecem o caminho para um estilo de vida saudável e equilibrado!

A profissional de educação física e professora na Raiar, Monica Zandonai, chama atenção para os adeptos fervorosos do projeto verão:

“Ainda que a maioria das pessoas decida começar a praticar exercícios, os resultados não acontecem da noite para o dia! É importante lembrar que para ter sucesso, é preciso ter consciência e ter em mente que se trata de um processo!”

Monica Zandonai

Considerando os apontamentos das profissionais, as palavras são:

  • processo
  • progresso
  • manutenção

Ou seja, não é sazonal! É preciso observar a alimentação, assim como, treinar o ano todo! Não espere por milagres, construa um estilo de vida mais saudável, fazendo escolhas certas! 

Então, você busca o projeto verão ou o projeto saúde?

Fonte de pesquisa:

Nutricionista Maiane Rodrigues (CRN 12 403) https://www.correiobraziliense.com.br  

Agatha Gonzaga (Revista Eletrônica Correio Braziliense)

#VemPraRaiarVcTbm

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *