Preciso comer logo após o treino?
Conta aí o que você acha? É preciso comer logo após o treino?
A resposta é sim! De fato é necessário se alimentar quando seu treino acabar!
Contudo, não estamos afirmando que, tudo bem se resolver parar na primeira casa de lanches que avistar e se fartar! Não, não é isso!
Vamos do começo!
Quando treina, além do gasto energético resultante da atividade, você deve considerar também o gasto energético basal, mas e o que seria isso?
Trata-se da quantidade mínima de energia (em Kcal), essencial para o funcionamento e manutenção dos processos vitais.
Ao terminar os exercícios, o corpo tem uma queda em suas reservas energéticas e por esse motivo, é preciso comer logo após o treino!
A refeição, para ser melhor aproveitada pelo organismo, deve suprir as perdas resultantes não só do desgaste físico, mas também do desgaste basal.
Em termos percentuais, estamos falando de um gasto que corresponde a cerca de 60 a 75% do gasto energético total em um dia!
O restante vai para a conta do efeito térmico dos exercícios em nosso corpo, dos alimentos que ingerimos e também, da termogênese facultativa.
Este último, refere-se às adaptações em relação às variações ambientais (temperatura, altitude, estresse emocional, entre outros). Este processo pode modificar o gasto energético.
Ter o acompanhamento de um profissional é essencial para alcançar seus objetivos rapidamente e sem achismos!
Os nutricionistas lançam mão dos mais variados métodos para realizar a medição.
Realizam equações preditivas que oferecem uma estimativa de gasto energético (basal ou total, dependendo da fórmula aplicada).
Esses profissionais analisam as particularidades do paciente, baseados em fatores que influenciam o gasto energético diário, como:
- Idade
- Gênero
- Quantidade de massa magra
- Efeito térmico do exercício
- Efeito térmico dos alimentos
- Termogênese facultativa
No entanto, digamos que seja adepto do “quanto menos comida melhor”, lembre-se que a alimentação correta só aproxima você de seus objetivos e não o contrário!
Existem consequências de não comer logo após o treino!
- Desnutrição
- Catabolismo muscular
- Lesões musculares
- Lesões ósseas
- Cansaço intermitente
E para te dar aquela força, trouxemos alguns ótimos exemplos do que consumir após o treino, mas lembre-se, que as indicações abaixo, não substituem a avaliação de um profissional!
Opções de pós-treino:
- Ovos
- Suco de laranja e abacaxi
- Quinoa
- Banana
- Leite
- Aveia
Para que sua jornada seja mais eficiente, é necessário ter o acompanhamento de um profissional da área da nutrição, que entrará com as estratégias alimentares corretas!
Evite os gurus da internet e agende quando possível a sua consulta!
Tenha em mente que você possui particularidades que só o profissional poderá avaliar e então, prescrever a dieta adequada a você!
Fonte de pesquisa:
Maiane Rodrigues – Nutricionista parceira da Raiar
Guia de Nutrição Clínica no Adulto. Lilian Cuppari. 3. ed. Barueri, SP. Manole, 2014.