O papel do exercício físico em sua vida!
Do combate à obesidade à prevenção de mortes prematuras!
Achou o título da matéria forte ou, talvez, provocativo?
A intenção é justamente essa! Te chamar à reflexão, mas primeiro, devemos compreender uma coisa!
Para não restarem dúvidas, vamos diferenciar atividade física de exercícios físicos, assim ficará claro se você está ou não no caminho certo!
Vamos lá!
Quando anda, sobe escadas, salta, corre, realizando movimentos livres que permitem gasto calórico, você está fazendo uma atividade física.
No entanto, quando há definição de tipo, intensidade, frequência e tempo de duração, estamos falando em estrutura e planejamento!
Todas as definições do treino acontecem conforme os objetivos, as preferências e necessidades de cada um. Aqui, estamos falando em exercícios físicos!
Neste caso, há demanda de acompanhamento profissional, para evitar lesões ao mesmo tempo, em que se desenvolve e fortalece o corpo!
Feita a explicação, voltemos ao papel do exercício físico no combate à obesidade e prevenção de mortes prematuras!
Se é uma pessoa sedentária, preste atenção! Você terá, inevitavelmente, complicações de saúde no futuro!
O sedentarismo e a obesidade trabalham juntos e quando isso acontece, outras comorbidades ganham espaço para se instalar e florescer!
Por isso, apostar na prática de exercícios físicos é investir na manutenção da saúde do corpo e da mente! Então, por que arriscar?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2030, em torno de 30% da população brasileira adulta sofrerá com as consequências da obesidade.
A estimativa para a população abaixo de 18 anos, embora menor, não é motivo para desatenção dos pais e responsáveis, isso porque, estima-se que cerca de 15,7% das crianças e adolescentes irão desenvolver a doença e problemas relacionados a ela!
Outro dado preocupante, vem do Instituto do Câncer (INCA), que afirma que o sobrepeso é responsável por pelo menos 13 tipos de câncer!
Outros males são derivados da obesidade, como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão como as principais, mas a lista é grande!
A batalha contra a obesidade deverá contar com a compreensão e apoio da família e dos amigos.
Ter acompanhamento de um nutricionista e de um profissional da educação física é indispensável!
Juntos, os profissionais terão condições de alinhar objetivos, necessidades e preferências, resultando em um acompanhamento de sucesso. Essa luta não deve ser solitária!
Assim como a alimentação, os exercícios são fundamentais na luta contra a obesidade, isso porque, fazem parte do tratamento!
O emagrecimento pode ser lento em alguns casos e emocionalmente doloroso!
Não é raro que as pessoas em tratamento, tenham recaídas e se sintam inclinadas a desistir, mesmo com progressos visíveis!
Esse índice aumenta, quando as pessoas, por algum motivo, não podem praticar exercícios ou simplesmente recusam-se a fazê-los.
Em casos assim, despertar a conscientização do indivíduo para o papel do exercício físico no combate à obesidade e prevenção de mortes prematuras, pode ser o primeiro passo.
Estudos demonstram que a prática de exercícios influencia de forma muito positiva pessoas obesas que apresentam quadros de depressão.
À medida que a massa corporal diminui, reduz também a ansiedade e tristeza!
A prática de exercícios libera hormônios que, juntos, diminuem a sintomatologia característica da depressão.
- À medida que a massa corporal diminui, reduz também a ansiedade e tristeza!
- A prática de exercícios libera hormônios que, juntos, diminuem a sintomatologia características da depressão.
- A endorfina: Esse neuro-hormônio promove a sensação de bem-estar e recompensa!
- Serotonina: Mais conhecido como o hormônio da felicidade, a serotonina atua como um estabilizador emocional.
- Adrenalina: Este hormônio facilita respostas rápidas do organismo em situações de estresse.
- Somatotrofina: O hormônio do crescimento fortalece os tecidos do corpo e também das fibras musculares.
- Cortisol: Este é o hormônio responsável pela proteção da saúde do corpo, seja ela mental, física ou emocional. Ele ajuda a lidar com os desafios do dia a dia.
Muito além das questões estéticas, os exercícios literalmente transformam vidas, mudam estados mentais, aumentam a confiança!
Pense nisso como uma receita de bolos e coloque tudo em um indivíduo obeso!
Com a dose certa de apoio, incentivo, compreensão, dieta adequada e exercícios físicos, o caminho para a transformação estará aberto!
Então, sim! A prática de exercícios físicos salva-vidas!
Fonte:
SOARES, T. D.; PEROZA, L. R.; CEREZER, M.; NEDEL, S. S.; BRANCO, J. C. Efeitos do exercício físico na obesidade e depressão: uma revisão. RBONE – Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 14, n. 86, p. 511-518, 18 out. 2020.