Impactos da regularidade do exercício físico para a saúde mental!
Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos o cuidado com nossa saúde mental em segundo plano.
Nos concentramos nas demandas do trabalho, nos relacionamentos, nos projetos! Se sobrar um tempo, quem sabe, aquela caminhada no final de semana!
Com tantas coisas para fazer e poucas horas para realizar, a saúde nem sempre encontra espaço na agenda!
Checklist
Levamos a vida como quem segue um grande checklist sem fim! Até que, o esquecimento começa a ser mais frequente!
Encontrar e manter o foco fica mais e mais difícil!
Se não bastasse isso, os transtornos do esquecimento e da falta de foco atingem justamente as áreas em que mais dedicamos tempo e fica difícil conter a sensação de frustração!
A ironia disso tudo é que somos desejosos de uma vida plena em todos os aspectos, mas não investimos neles em igual proporção!
É negligência?
Esquecemos que uma mente saudável é também resultado de um corpo sadio, porque ambos se beneficiam da prática de exercícios.
Vale lembrar que ter regularidade, na prática de exercícios, é essencial para a manutenção da saúde física e também, da saúde mental!
Contudo, dada a negligência de muitas pessoas, fica a dúvida! Será que percebem a real importância dos exercícios físicos para suas vidas?
Para além do corpo!
Se engana quem pensa que os exercícios se limitam a esculpir corpos! Pelo contrário, eles têm o poder de transformar a maneira como nos sentimos por dentro.
Abraçar a atividade física com seriedade, é um verdadeiro divisor de águas! É perceptível o antes e depois!
Estamos falando não só de uma elevação na autoestima e uma saudável percepção do corpo, mas também de benefícios cognitivos e um impulso significativo na interação social!
Especialmente para aqueles que estão nas linhas de frente da batalha contra os distúrbios de saúde mental.
Além disso, os exercícios físicos englobam aspectos psicossociais, culturais e comportamentais, cobrindo uma ampla gama de necessidades humanas.
A cereja no topo?
O custo de manter uma rotina de exercícios, é uma fração do valor que se pagaria no futuro, por tratamentos convencionais ou medicamentos.
Por isso, caros amigos, os exercícios transcendem o status de opção e tornam-se indispensáveis na jornada pela saúde mental.
Primeiramente, eles liberam endorfinas, os famosos hormônios da felicidade, agindo com muita eficiência sobre o estresse e a ansiedade.
Proporcionam um alívio imediato e duradouro, criando uma sensação de bem-estar que persiste muito após o treino.
Também aumentam a autoestima e a confiança, promovendo uma atitude positiva em relação à vida.
Além disso, a prática regular de exercícios físicos melhora a qualidade do sono, reduzindo as noites mal dormidas que tanto afetam nosso estado emocional.
Redação: Carla Lima | setor de marketing | Raiar Academia.