Existe idade ideal para seu filho aprender a nadar?
Será mesmo que o fator idade é tão relevante assim para as crianças aprenderem a nadar?
Muitos profissionais defendem que os pequenos já podem iniciar na natação aos três meses de vida!
Podemos dizer que nesta fase, o maior benefício para a eles será o seu contato com a água, com isso, vão se acostumando cedo ao ambiente aquático.
A partir dos seis meses, os bebês podem ter aulas de natação mais estruturadas. Além disso, nesta idade eles já terão tomado suas vacinas, diminuindo o risco de contrair infecções!
Metodologia Raiar
A Raiar construiu a metodologia do Programa Raiar de Natação para Bebês, com o objetivo primordial de promover nas aulas a interação entre o bebê e a água, incentivando a sua autonomia.
A principal ferramenta para isso é o brincar!
O que, à primeira vista, pode parecer aos pais, apenas diversão, é na verdade um trabalho de ensino e aprendizagem com metodologia e estratégia! Num primeiro momento, orientado ao autossalvamento.
Posteriormente, as lições seguem com o mesmo caráter lúdico, agora, voltado ao desenvolvimento de habilidades aquáticas de imersão, flutuação, respiração e com o tempo, deslocamento e saltos!
A atenção às fases é de extrema importância, já que, é através de sua observação que as práticas e atividades propostas são direcionadas.
O Programa Raiar de Natação para Bebês é subdividido em três momentos:
- 1º fase: Bebê 1 (3 meses a 1, 5 anos)
- 2º fase: Bebê 2 (1,5 anos a 2,5 anos)
- 3º fase: Bebê 3 (2,5 anos a 3 anos)
Conforme a natação para bebês, a natação infantil, também possui subdivisões.
Dos 3 aos 4 anos, a criança já demonstra algum controle postural e dependendo da criança, o controle de respiração normalmente já está desenvolvido.
Seguindo o programa, entre 4 e 5 anos, é possível visualizar, ainda que de forma muito rudimentar, as crianças iniciando os nados crawl, costas e peito.
Mais ou menos dos 5 aos 6 anos, acontece a evolução dos nados até então executados. É nesta fase que os pequenos movimentam mais corretamente os braços.
Dos 6 aos 7 anos, os alunos seguem aperfeiçoando os nados e acontece a introdução do nado borboleta, palmateios, saídas e viradas e nado medley.
É a partir dos 8 anos que os alunos nadam os quatro estilos completos.
Nesta fase, os professores fazem uso de nadadeiras e palmares para complementar e também fortalecer o treino.
Pilares da metodologia!
A metodologia Raiar, baseia-se nos quatro pilares propostos por Jacques Delors, em seu relatório feito para a UNESCO e publicado sob o título “Educação: Um Tesouro a Descobrir”.
- Aprender a Conhecer
- Aprender a Fazer
- Aprender a Conviver
- Aprender a Ser
Trazendo para o mundo da natação, o primeiro pilar se refere ao ensino da compreensão, ou seja, os professores colaboram para que os alunos percebam o mundo aquático.
Esse trabalho acontece durante as aulas, através de dinâmicas que visam incentivar a criança a compreender e sentir prazer em compreender um mundo que não é o seu habitat, ou seja, a água.
Aprender a conhecer supõe, aprender a aprender, em outras palavras, essa ação exigirá da criança o exercício da atenção, memória e pensamento!
O segundo pilar , é quase que indissociável do primeiro! Ele fala sobre colocar em prática o que foi aprendido.
Com isso, a criança exercita, além das capacidades cognitivas acima mencionadas, o desenvolvimento da sua criatividade.
Ela percebe que pode resolver determinadas situações de formas diferentes e obter o mesmo resultado ou compará-los!
Já o terceiro pilar, apresenta um desafio que muitos pais enfrentam e com a ajuda da natação, conseguem contornar!
Resumindo…
Sem dúvidas, a convivência pode ser considerada um dos principais fatores para o desenvolvimento do saber infantil, já que, com ela, são adquiridas características valiosas, como a empatia e visão de equipe!
Contudo, a convivência e a proximidade podem gerar conflitos e as crianças precisam saber que existem maneiras pacíficas para a resolução de qualquer situação.
Por isso, a natação tem o poder de ajudar pais e responsáveis a resolverem questões que poderiam ser mais complexas, já que a natação possui regras.
Deste modo, a natação desde cedo, proporciona o aprimoramento integral da criança nos aspectos psicomotor, cognitivo, afetivo e social.
Além disso, desempenha um papel crucial na moldagem da personalidade infantil e no estímulo ao avanço intelectual.
Portanto, o propósito central da natação nas primeiras fases da vida, é auxiliar as crianças a evoluírem e assim, tornam-se adultos além de inteligentes, respeitáveis, íntegros e educados.
—
Redação: Carla Lima | setor de marketing | Raiar Academia.