VARIÁVEIS DO TREINO!
O que são e como podem interferir em sua rotina de treinos?
Já ouviu falar nelas, ou não sabe o que são e como podem interferir em sua rotina de treinos?
Esse é seu caso? Calma, nós, responderemos essas perguntas, mas vamos por partes!
Podemos dizer que, ao montar uma rotina de treinos, o professor analisa e estuda como adequar de maneira eficiente, as variáveis do treino e particularidades do aluno.
Cada rotina é única! Todas as pessoas possuem coordenação, controle de movimento e capacidade fisiológica diferentes! Nessa conta, entram também os objetivos a serem alcançados!
Até aqui tudo bem, certo, mas afinal, o que são essas tais variáveis? Estamos falando da:
- Frequência
- Intensidade
- Volume
- Amplitude de movimento
- Velocidade ou cadência
- Tempo de descanso
Não se assuste! Vamos falar sobre cada uma delas e como elas afetam um treino!
Vamos começar falando sobre a ‘frequência’! Esta é a variável onde as pessoas mais pecam, isso porque, se trata da quantidade de vezes que deveriam treinar!
Ela é considerada peça-chave, já que é uma variável determinante para o sucesso bem como para o fracasso na busca por resultados!
Logo, se a prescrição elaborada pelo professor, mostrar, digamos três vezes por semana, você não poderá vir menos que isso para a academia!
Outra variável importante é a ‘intensidade’, que está relacionada ao peso ou esforço efetuado durante a execução do exercício.
Para que o treino se mostre eficiente na aplicação dessa variável, o professor irá observar os níveis de condicionamento físico, a resistência cardiorrespiratória e muscular, o sono, entre outros aspectos do aluno.
Quando o assunto é a variável ‘volume’, estamos basicamente falando da quantidade de séries ou repetições realizadas dentro de um período.
A ‘variável amplitude de movimento’, considera o objetivo estabelecido pelo aluno. Por isso, amplitude dos movimentos poderá ser maior ou menor!
Você já deve ter ouvido:
Pois, bem! O professor está chamando atenção para a velocidade na execução do exercício!
A variável ‘velocidade ou cadência’, diz respeito à duração das repetições! Ela influencia particularmente, a variável intensidade, isso porque, uma carga maior ou menor afetará a velocidade na execução do exercício.
Por último e não menos importante, está o ‘tempo de descanso ou intervalo’! Esta variável se refere ao descanso entre:
– Séries de um único exercício.
– Os exercícios.
– Os treinos.
Cada uma das variáveis que apresentamos aqui, interfere de uma maneira diferente nos treinos, podendo melhorar ou piorar o resultado obtido com eles.
Depende em parte do empenho e comprometimento do aluno frente ao desafio, mas também, se ele tem ou não acompanhamento de um profissional!
Lembre-se que, frequentar uma academia pelos seus aparelhos ou modalidades oferecidas, sem a devida orientação, no máximo, não trará resultados! Contudo, o problema reside nas consequências de um treino desacompanhado!
Combinar corretamente as variáveis, objetivos e particularidades, exige sim, conhecimento!
Vale a pena estar com o pensamento alinhado com seu professor ou professora!
Converse com ele e mantenha em dia sua avaliação e questione sobre seus exercícios, caso não tenha compreendido a execução ou mesmo, o porquê de ter sido prescrito a você!
Fonte de pesquisa: Research, Society and Development, v. 10, n. 10, e464101019291, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19291