Por que uma dieta rica em fibras é tão importante?
Se você se importa com qualidade de vida, então, provavelmente mantêm a ingestão regular de fibras em sua dieta, mas nem todos sabem o quanto é valioso para o organismo o seu consumo!
Preparamos esse artigo para você, recheado de razões para acrescentar esse alimento tão benéfico à saúde em seu dia a dia!
Afinal, por que uma dieta rica em fibras é tão importante?
Podemos começar falando sobre a saciedade que elas causam, isso porque, reduzem substancialmente o apetite, colaborando para a manutenção do seu peso.
Outro grande benefício, é que sua ingestão regular, ajudará a diminuir os níveis de açúcar no sangue, um ganho excepcional para os portadores da Diabete tipo 2.
Além disso, as fibras atuam na digestão dos alimentos, portanto, facilitam a absorção dos nutrientes pelo organismo!
A ingestão de fibras traz outro benefício, o controle do colesterol no sangue e o controle da pressão arterial.
Você encontrará fibras em alimentos como:
As sementes e neste grupo, destacamos a:
- Linhaça, chia, gergelim e abóbora.
As leguminosas são ricas em fibras, então, tenha sempre em seu prato, uma porção de:
- Feijão-branco, preto e carioca, ervilha, lentilha, grão-de-bico, quinoa e soja em grãos.
Os vegetais também devem fazer parte do seu dia a dia!
- Agrião, alface, abóbora, beterraba, brócolis, couve, batata-doce, rúcula, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, couve-flor, milho-verde, pimentão, tomate e vagem.
As frutas são excelentes, quando o assunto são fibras, por isso, se esforce para comer pelo menos uma por dia! Opte pelo:
- Abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, goiaba, kiwi, laranja com bagaço, maçã, pêssego e pera com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, uva fresca e passa.
Por fim, temos os grãos, os farelos e farinhas integrais! Um deles, já parte do prato do brasileiro, a questão, é que precisa ser integral!
- Arroz, linhaça, aveia, cevada, milho e trigo, pães e biscoitos. Lembre-se, tudo integral!
Entidades como o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano de controle de alimentos e medicamentos, recomendam que para a prevenção de doenças crônicas, sejam consumidas pelo menos 30g diárias.
Acostume seu organismo gradualmente com a ingestão desse nutriente tão importante para a manutenção de nossa saúde!
Viva mais e melhor! Cuide-se! Ame-se!
Fontes:
Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad), Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês