O que é o efeito platô e como acabar com ele!
Escrevemos esse artigo para você que tem dúvidas sobre o assunto ou que não faz a menor ideia do que é o efeito platô e como acabar com ele!
Em termos práticos, ele ocorre quando seu corpo já se adaptou a um exercício e você já não consegue perceber a mínima evolução em seu treino.
Essa situação surge em treinos mantidos por longos períodos e devem ser revistos o mais breve possível!
Existe uma razão para que os treinos sejam trocados a cada dois ou três meses, sendo justamente para evitar que o platô se instale!
Somado a disso, temos a desidratação, que além dos problemas óbvios, costuma inclusive contribuir para a diminuição da capacidade respiratória, causando cansaço, interferindo no desempenho e estagnando o metabolismo.
Outro fator desencadeador do efeito platô pode ser explicado pela Teoria Set Point, diz que o corpo é programado por mecanismos fisiológicas e genéticos.
Evitar o platô requer atenção!
Ter o cuidado de saber quando será a próxima avaliação e imprescindível, já que é com base nela que seu novo treino será prescrito. Afinal, seu corpo não é mais o mesmo, logo, o treino também não será!
Ter uma boa noite de sono, beber muita água e se alimentar adequadamente, também irão contribuir para evitar ou combater o tão temido platô!
Caso você esteja seguindo todas as recomendações e ainda assim, não consegue sair do efeito platô, é importante visitar um médico quanto antes.
Problemas como desequilíbrio hormonal, dieta restritiva e até mesmo, alguma condição não identificada possa estar interferindo em seu organismo!
Por esse motivo, sempre reforçamos que ter acompanhamento de um profissional é, ou pelo menos deveria ser inegociável!
Fonte de pesquisa:
Sandro Lenzi (CREF: 22643-G/SC) Profissional de educação física / Treino Mestre.