Dores na lombar?
Você sofre com ela ou conhece alguém que enfrenta essa dificuldade?
Segundo dados fornecidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cerca de 13,5% da população sofre com dores na coluna.
A lombar é uma das grandes vilãs, concentrando boa parte dos queixosos, dos quais, 58,4% são mulheres e 52,5% homens.
O aumento no número de pessoas que descuidam da saúde, tem engrossado essa triste estatística, fato que podemos observar não só no Brasil.
Estudos relacionam o sedentarismo como um dos principais fatores que levam as pessoas a desenvolverem ou intensificarem as dores na região da lombar.
Professores e pesquisadores tem discutido muito acerca de fortalecimento da lombar, como forma de amenizar e controlar os impactos que naturalmente esta região absorve.
Na hora de prescrever o treino adequado para cada caso, variáveis como, gênero, idade, peso, período de prevalência e o próprio conceito individual de dor lombar, são considerados pelo profissional de Educação Física.
Portanto, exercícios devem sempre serem realizados com avaliação e acompanhamento do profissional. Isso porque, um treino sem orientação, pode provocar a diminuição da mobilidade, crises de dor, hérnias de disco e até mesmo protrusão discal.
Considerados como “antídoto”, os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a região da lombar! Por isso, trouxemos aqui, uma lista de quais são eles! Confere aí
AGACHAMENTO COM BOLA DE PILATES, é uma ótima opção, especialmente para quem sofre com hérnia de disco.
PILATES, com a prática, todo o corpo se beneficia, isso porque, o método é composto por um conjunto de exercícios que fortalecem e alinham a postura.
AGACHAMENTO, feito com acompanhamento, reforça a lombar de maneira muito eficiente! Contudo, é normalmente prescrito, quando o aluno já eliminou todas as instabilidades na realização de exercícios.
ELEVAÇÃO DE BRAÇOS E PERNAS, ou hiperextensão lombar, irá colaborar para a melhora postural, fortalecendo a região, evitando a sobrecarga na lombar.
PRANCHA ISOMÉTRICA, este exercício concentra seu trabalho nos músculos do Core, produzindo estabilização para a região lombar.
PRANCHA OBLÍQUA, também é indicada para o fortalecimento da lombar! Produz resultados ótimos, logo nos primeiros treinos e consiste em estabilizar o corpo pelo maior tempo possível.
ELEVAÇÃO PÉLVICA, este exercício é excelente! Além de tonificar e robustecer a região lombar, trabalha os glúteos máximo e mínimo e também, os músculos abdominais inferiores.
Estes são alguns dos exercícios que podem ser prescritos pelos professores para fazer parte do treino, considerando, as particularidades do aluno.
Vale ressaltar que, para casos onde a dor atingir picos intensos, buscar um especialista, deve ser visto como prioridade!
Não deixe para depois! Agende seu horário e venha conversar conosco!
Vem para a Raiar você também!