Comer pinhão faz bem à saúde?

Presença confirmada nos lares gaúchos, inverno adentro, o pinhão tem uma função cultural, que remonta aos indígenas!  

É importante salientar que suas qualidades não se resumem ao sabor característico e muito apreciado! A semente é um alimento riquíssimo, com aspectos nutricionais relevantes e portanto, comer pinhão faz bem à saúde!

Segundo a nutricionista Maiane Rodrigues, parceira da Raiar Academia, ele é um alimento com alto valor calórico, sendo que, a semente tem 174 calorias a cada 100gr! Isso o torna uma opção interessante como pré-treino!

Ela ainda lembra, que apesar de ser muito nutritivo, este alimento energético deve ser consumido com moderação, conforme a dieta de cada um!

O pinhão é composto de:

  • Minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio e potássio.
  • Ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9),
  • Luteína (antioxidante).

As propriedades antioxidantes do pinhão, são capazes de inibir o envelhecimento, além de contribuírem para a manutenção da saúde dos olhos, evitando a degeneração ocular.

Pode-se dizer que um dos grandes benefícios na ingestão da semente, é o ácido linoleico!  Ele é capaz de diminuir a fome e estimular a produção da colecistoquinina, hormônio responsável pela redução na vontade de comer.

Além disso, outra vantagem desse alimento, é proteger o sistema vascular, já que, ele é fonte de potássio, capaz de reduzir a pressão arterial!

O cérebro também é beneficiado pela ingestão do pinhão, fonte de vitaminas do complexo B, responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro!

Regula o intestino, porque é rico em fibras, o pinhão colabora na prevenção de problemas, já que, auxilia na retenção de água.

É indicado para quem está sofrendo com anemia, sendo uma excelente opção para este caso, isso porque, contém ferro e cobre, importantes na prevenção do quadro anêmico.

Ele colabora no aumento da imunidade, através da vitamina C, fortalecendo o organismo frente a doenças como gripes e resfriados!

As vantagens de introduzir o alimento à dieta, é grande! Porém, somente na época certa, isso porque, consumi-lo ainda verde, pode resultar em intoxicação! Ele deve estar sem manchas, firme e também possuir uma tonalidade amarelo-marrom.

Comer pinhão faz bem à saúde, a questão é consumir este alimento com sabedoria, sem exageros e principalmente, no momento certo!

Fonte: Nutricionista Maiane Rodrigues (CRN 12 403).

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *